terça-feira, 6 de maio de 2008

Contextualização de um problema: Breve (In)formação (histórica) de professores/as de Arte ou de artistas-educadores em Fortaleza-CE,

Partindo de Instituições de Aprendizagem/Ensino

Por Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn)

“Lúcio Leonn, brilhante ator com admiração do velho ator.” Emiliano Queiroz –, em noite de autógrafo de seu livro: “Na sobremesa da Vida” e, ocasião do aniversário do Teatro, que leva seu nome. (Fortaleza-Ce: 2007)

A partir de 1990, as artes desenvolvidas em Fortaleza/CE, se destacaram em termos de ações qualitativas para a formação e qualificação profissional de atores/atrizes. Entretanto, a prioridade não foi à regulamentação desses cursos junto à clientela ou órgãos educacionais acreditados.

Precisamente, em 1991 inicia-se mais uma capacitação introdutória e de formação profissional, exclusiva para atores/artistas, via programação inaugural do Theatro José de Alencar.
Em 1995, foi a vez, do pensar profissional para a Direção Cênica (Curso Colégio de Direção Teatral, Cursos Básicos de Artes Cênicas - Teatro), em seguida a qualificação de Pessoal Técnico (Cursos Profissionalizantes de Capacitação Técnica em Fortaleza, Cursos de Iniciação e Formação Técnica no Interior do Estado), estes últimos, com a criação do Instituto Dragão do Mar de Arte e Audiovisual do Ceará, a partir de cursos seqüenciais oficializados em 1997.

Da Associação dos Profissionais de Dança (1990), da I Bienal de Dança do Ceará (1997), bem como, para capacitações de bailarinos, à reciclagem de professores / coreógrafos via laboratório de criação, da formação e o pensar, aconteceram no final da década de 1990, com a implantação do Colégio de Dança do Ceará (1999), além da Comissão de Dança e, da prática via Projetos.

Informo aqui breve e historicamente que, o ensino da arte, (especificamente a teatral) e da sua formação em nossa capital, ocorre/u desta maneira: em funcionamento durante o ano de 1960, em caráter experimental e depois criado oficialmente, pela Resolução 101 de 24/02/1961, legitimou-se o conhecido: Curso de Arte-Dramática (CAD) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará – UFC. E, há tempos permanece desarticulado dos princípios que regem a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)-Nº 9.394/96. Ele está inserido especificamente, no contexto de formação da universidade federal do ceará (criada em 1954) quando, o atual Instituto de Cultura e Arte (ICA), de 2003, subsidia, as atividades do supracitado curso.


Imagem espetáculo de conclusão "Yerma" de Frederico Garcia Lorca, pelo Curso de Arte Dramática da UFC(turma:1992-1994): Antônio Carlos Vilar, Luciano Jr, Lúcio Leonn e Helena Vilar-Teatro Universitário Pascoal Carlos Magno. Direção de, Ivonilson Borges

Já a Universidade Estadual do Ceará, fundada oficialmente em 1975, tem oficialmente,legitimado professores de arte para o mercado de trabalho ao criar o Curso de Música – Licenciatura. E, de oferecer cursos diversos, de extensão em música.

Continuando, pelo breve histórico e mais recente estudo em formação de arte-educação de nosso Estado, a se contextualizar aqui por fundamentação do autor; em 1996, já na gestão do secretário de cultura do estado, Paulo Linhares, criou-se o Instituto Dragão do Mar (como menciono acima, no segundo parágrafo) e seus cursos técnicos e básicos em: teatro, cinema, vídeo etc, sendo extinto tal Instituto e seus cursos em 2004, (pouco tempo depois da fusão do Instituto ao Centro Cultural Dragão do Mar), após mudança de secretariado de cultura do estado.

Imagem(acervo pessoal)dos concluintes do Curso Colégio de Direção Teatral(1ª turma-1996-1999)Instituto Dragão do Mar.

Não se tem demonstrado interesse em orientar e organizar principalmente, os profissionais do Teatro, da DANÇA, em nosso estado via políticas públicas educacionais – como também não se percebe uma formação docente no campo da arte\dança-educação. Revela-se apenas na capacitação e formação de atores-atrizes/bailarinos, de reciclagens artísticas.

Enquanto isso na cidade surgiu um Curso de Especialização em Arte e Educação (1997), e o Curso Tecnológico/Superior em Artes Cênicas (2002), em caráter de graduação, ainda não licenciatura, ambos no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará-Cefet/Ce. Foi quando só em maio de 2008, cumprindo esse ideal, tal órgão federal reorganizou seu currículo e apresentou à comunidade de Fortaleza-Ce, seu Curso de Licenciatura em Artes-habilitação em Teatro, (em Processo Seletivo de ingresso no segundo semestre de 2008).

Há ainda o Curso de Especialização em Metodologias do Ensino de Artes, pela Universidade Estadual do Ceará-Uece. Novas turmas se formam a cada semestre/ano.O objetivo é atender uma parcela de professores de Arte via formação docente em Arte-Educação, pois muitos professores (com ou sem formação em Arte) precisam manter-se na rede de ensino como professores ou artistas-professores e vice-versa.

No entanto,o ensino de Arte ocorre por meio do teatro(extensão(CAD)/graduação (cefet-ce), *dança, música(Uece/ufc) e *artes plásticas(cefet-ce) (ou em *faculdades particulares: (Faculdade Integrada da Grande Fortaleza-FGF, de 2000) - quando se cria demanda.).

Indo,definitivamente, para o novo milênio, no ano de 2005 a Faculdade de Educação-Faced (também da UFC) apresentou o recém-criado curso de Educação Musical – Licenciatura, ainda não atendendo uma parcela, na carência de professores de Arte para o ensino de música.

Já entre outra ação política no Cariri-Ce, resultou na criação da Escola de Artes da região. A Escola de Artes fora iniciada em 2005, fruto da articulação entre coordenação do Pólo Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Prefeitura Municipal de Barbalha. Como também responsável pela oferta e criação de Licenciaturas do Curso (da Urca) de Artes Visuais e de Teatro (de Barbalha). - na época, inéditos no Estado. O processo de seleção para professores de arte (cinco vagas - interpretação/expressão corporal/ direção), iniciou-se em setembro de 2006, via concurso público estadual. E, aulas, no segundo semestre seguinte.

Em novembro de 2007, em nível de extensão, inicia-se o Curso "Dança e Pensamento"(1ª TURMA),pela Prefeitura Municipal de Fortaleza-via Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet)/Programas de Formação Dança da Funcet,parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Com duração de dois anos, o curso é gratuito, mediante seleção pública. Objetiva implantar um processo de formação que ofereça aos artistas e pesquisadores atuantes na área de dança recursos técnicos e teóricos para problematizar questões relacionadas ao campo cênico. Sendo ministrado por professores de renome nacional e internacional, é composto por 18 módulos divididos em quatro diferentes eixos temáticos: Histórias da Dança; Interfaces; O Olhar Analítico e Dança Hoje – Cenas e Questões. Além de o curso pertencer à Escola de Dança de Fortaleza-está situada na Vila das Artes, onde também abriga a Escola de Audiovisual(curso de cinema) e, um Centro de Artes Visuais.

Já em 2008, pela Faculdade Marista Católica do Ceará, em curso, temos o Curso de Especialização em Dança-Educação (1ª turma). E, também, o Curso de Belas Artes (habilitação em artes cênicas e artes plásticas),lançado pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR, também com Processo Seletivo de ingresso ao segundo semestre de 2008.

Ainda em 2008, tem início o Curso Técnico de Dança(2ªturma), uma parceria entre o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), SENAC e SECULT. O Curso Técnico em Dança, segundo a divulgação, vem modificando o panorama da dança no Estado. Cujo objetivo, é de dar oportunidade de uma formação superior para os que trabalham com dança no Ceará. Com duração de dois anos, o curso é gratuito e destinado à ex-integrantes de companhias de dança e grupos independentes.

Percebe-se aqui que, o Curso de Arte Dramática da UFC, é o pioneiro na formação de professores de Arte (linguagem teatro) para as escolas particulares e públicas de nosso Estado, até recentemente (pós-LDB). Isso sem levar em conta os registros de cursos e de formação docente do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno - de 1938, ano de fundação, como a mais importante Instituição no ensino da Música no Ceará.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LUCENA, Lúcio José de Azevêdo. (Lúcio Leonn) - Os Processos de Formação Teatral em Fortaleza na década de 1990: Memórias de um ator. Fortaleza: UECE / CEFET-CE. 2002; (Monografia de Especialização em Arte e Educação, 177p).


Periódicos

Arquivo pessoal e experiência do Ator e Arte-educador Lúcio Leonn.

Artigos de Jornais consultados
Jornal Tribuna do Ceará (extinto). Ex-repórter estudantil da Tribuna na Escola é hoje ator reconhecido. TC e escolas incentivam lado artístico do aluno. Fortaleza, 20de janeiro de 1994.

Jornal do Campus Unifor. Informativo quinzenal, nº 149.Belas Artes na Unifor. Fortaleza, 15 de abril de 2008.

Documentos de acesso digital:
www.urca.br/cev/concursos/2006 Acesso em: 08 de maio de 2007.

http://podcultura.blogspot.com/2008/04/aberto-edital-para-vestibular-para.html. Acesso em: 21 de abril de 2008

Com  temática, leia também aqui:
ANTEPROJETO: DANÇA-EDUCAÇÃO – BREVE ESTUDO DE CASO OU, DE PROCESSOS DE (IN) FORMAÇÃO EM DANÇA / CONEXÃO REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA-CE – O (A) ARTE-EDUCADOR (A). Disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2008/04/dana-educao-breve-estudo-de-caso-ou-de.html

E,
PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE-FORTALEZA-CE: UM EIXO SOCIAL EM ARTE & EDUCAÇÃO- E, mais: um pouco da história, de metodologia, da terminologia à formação - entender a Arte no conceito escolar e contexto de nossa cidade. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com.br/2008/04/programa-integrao-aabb-comunidade.html
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